Proposta Pedagógica

Proposta pedagógica

 

No Colégio Nossa Senhora das Dores, aprender, ser feliz e colaborar para a felicidade de outros, fazem parte da mesma realidade. Constituem a base do trabalho realizado e expressam a visão de mundo, de homem e de sociedade.

Tomamos como referencias éticos, os valores proclamados pela Congregação de Santa Dorotéia do Brasil, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Declaração dos Direitos das Crianças e Adolescentes e ainda, a crença na democracia, na solidariedade e na fraternidade como valores universais; a busca da participação, o respeito às diferenças, a escuta amorosa das inquietações, desejos, sonhos, necessidades, urgências dos diferentes grupos. Acreditamos ser possível a construção de uma cultura de paz propícia ao desenvolvimento da pessoa enquanto sujeito, através de uma Educação Evangélico-Libertadora, cuja finalidade precípua é o cultivo da vida plena.

O CNSD, em sua Proposta Pedagógica, tecida coletivamente, pelos diversos sujeitos que o integram, articula o presente às suas raízes históricas, ao carisma Doroteano, criando e recriando um trabalho inspirado nas intuições pedagógicas de Paula Frassinetti. Um trabalho que se faz cotidianamente irrigado pelo diálogo e pela interlocução com o entorno, apoiado em referenciais teóricos consistentes e articulados com os anseios da comunidade educativa. Um trabalho marcado pelo compromisso com o público que se manifesta pelas causas abraçadas pela escola e por sua abertura e parceria em iniciativas voltadas para o interesse comum.

A proposta do CNSD nutre-se da certeza de que a educação é força transformadora do processo histórico-social e os sujeitos são protagonistas desse processo; uma educação regida pela via do coração e do amor, inspiradora de atitudes de suavidade e firmeza, simplicidade, acolhimento ao outro e geradora do espírito de família. Abre-se, ainda, ao transcendente, em constante busca do sentido da vida e da realização pessoal. Abraça, em seu projeto pedagógico, o compromisso em oferecer uma educação de excelência acadêmica e humana, uma educação integral que viabilize o “aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser” (UNESCO). Uma educação que prepare as pessoas para os desafios do mundo contemporâneo, mas que também as faça crescer como, homens e mulheres que contribuam para o surgimento de um tempo novo, de uma sociedade nova, de uma humanidade em que todos vivam como irmãos.

A cada ano, o colégio adota um tema central para as suas atividades, sempre fundamentado nos valores que o CNSD preconiza, buscando colocar em destaque as demandas do mundo contemporâneo.

O trabalho desenvolvido através de projetos, cada dia mais, vem tomando corpo no cotidiano da escola, oportunizando a vivência de práticas alicerçadas no real, abertas às múltiplas relações, permitindo que seus alunos se aproximem e aprofundem, gradativamente, dos procedimentos de estudo e de pesquisa, observando, analisando, selecionando, relacionando, sintetizando, criticando. Assim, vão construindo a sua aprendizagem no que se refere à seleção de informações pertinentes e à busca de soluções adequadas para cada situação/desafio que se apresente.

A escolha do tema norteador do projeto é feita a partir da discussão com a equipe gestora da escola e os grupos envolvidos em sua realização, de modo a garantir o envolvimento e a participação de todos. Portanto, o cotidiano do CNSD manifesta a sua força em gestos de efetiva participação, acolhida e compreensão do alunado e de todos os demais protagonistas da vida escolar.

Aberto às exigências de uma época em veloz e constante mutação, o CNSD, unido aos demais colégios das Irmãs Dorotéias, acredita na ousadia de implementar novas experiências pedagógicas, calcadas nos valores evangélicos, no aprofundamento da convivência, no posicionamento cidadão diante da realidade. Assume, por isso mesmo, o compromisso social de justiça, redirecionando sua prática pedagógica para critérios cada vez mais democráticos e inclusivos.

No empenho de oferecer aos seus alunos sempre o melhor e tornar mais vivos os princípios pedagógicos de Paula, articulando-os com as exigências de nosso tempo, o CNSD trabalha, ao longo dos anos escolares, em diversas disciplinas, temas que respondam às exigências de uma sociedade marcada pela multiplicidade ética e pela exclusão social. Atende ao que é exigido pela legislação, mas vai além, fazendo-se sensível a outros apelos do mundo contemporâneo. Com essa proposta, desenvolve ainda diversas atividades permanentes.

© 2017 Gular Digital | SEMPRE INOVANDO

X