Nossa História

Historia

UMA ESCOLA CENTENÁRIA, IMPREGNADA DO PRESENTE E CONECTADA COM O FUTURO

O Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD) é uma das escolas da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, fundada em Gênova, na Itália, em 12 de agosto de 1834, por Paula Frassinetti.

História CNSD

clique para ampliar

As Irmãs de Santa Dorotéia chegaram a Nova Friburgo no rigor do inverno de 1893, com a alegria nova e o ânimo novo de quem inicia um caminho e inaugura uma missão. Traziam em sua bagagem muita coragem, idealismo e confiança em seu projeto de evangelizar pela educação. Vinham de Recife com o firme propósito de fundar aqui uma escola. Alojaram-se numa casa alugada na praça hoje denominada Getúlio Vargas. Em 10 de julho daquele ano, abriram as portas do CNSD para 7 alunas.

O projeto das irmãs fundadoras do Colégio Nossa Senhora das Dores foi aos poucos conquistando o povo friburguense e as populações dos municípios vizinhos. O número de alunas cresceu rapidamente e, em agosto de 1897, o colégio transferiu-se para um imóvel maior – antigo Hotel Central – que foi sendo ampliado e remodelado para atender a demanda crescente de famílias que desejavam matricular suas filhas no Colégio das Irmãs.

Neste mesmo local, ampliado em 1936 e enriquecido em 1966 com um novo prédio, o colégio já, então, misto, funciona até hoje, atendendo a crianças e jovens nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

História CNSD

clique para ampliar

CNSD, uma escola mais que centenária, onde se trançam tradição e reinvenção cotidiana das práticas educativas. Uma escola que investe em novas tecnologias, que acredita e trabalha para a construção de uma nova ordem social, mediante uma educação fundada na centralidade do sujeito humano, no acolhimento à diversidade, objetivando a construção de um mundo de paz e de solidariedade.

A história do Colégio Nossa Senhora das Dores se inscreve em um contexto de muitas conquistas, revelando o espírito empreendedor, arrojado e dinâmico de administrar, com olhar de educador cristão, uma instituição cujo trabalho atravessa vidas, tempos e espaços.

UMA HISTÓRIA TECIDA A MUITAS MÃOS

CNSD

clique para ampliar

O trabalho das irmãs fundadoras, iniciado em uma casa na Praça Getúlio Vargas, foi se ampliando e exigindo instalações mais adequadas.  Em um imóvel maior, o majestoso prédio amarelo da Rua Augusto Spinelli, cuja arquitetura é motivo de orgulho para os friburguenses, constitui-se em patrimônio histórico de nossa cidade. Um patrimônio que tem sido conservado e ampliado nas últimas décadas por pessoas que cultivam o gosto, a sensibilidade, o cuidado e o compromisso com a preservação da memória e com o atendimento às demandas do tempo presente.

A tarefa de recuperação e ampliação das instalações do colégio, iniciada e animada continuamente por Irmã Celma Calvão da Silva, encontrou no trabalho da equipe dirigida por Jean Beatriz Fersura Wermelinger, primeira diretora leiga do colégio, em uma experiência inédita na Congregação de Santa Dorotéia,  espaço privilegiado para realização de antigos sonhos: calçamento dos jardins e alameda de bambus; construção de quadras de esporte e de monumentos que dão visibilidade à nossa convicção religiosa; reformas gerais de infraestrutura e remodelação do antigo auditório do CNSD, hoje um espaço cultural moderno e atraente – Teatro Sania Cosmelli – dotado dos melhores recursos técnicos exigidos para apresentações artísticas diversas; melhoria na acessibilidade, nos recursos tecnológicos.

Todo esse trabalho tem se realizado a muitas mãos que com competência, zelo e sensibilidade tem garantido a permanência e a recriação desse espaço físico, referência histórica de nosso município e admirado por todos que o conhecem.

Atento ao carisma da fundadora, desejoso de cuidar da população mais jovem e carente, o CNSD abre diferentes portas para a participação e atendimento a esse grupo através do Serviço de Assistência Social, de sua PJE, da disponibilização de seus espaços para diferentes atividades de interesse público.

A proposta pedagógica e evangelizadora da escola é realizada por profissionais com formação em nível superior, engajados na proposta pedagógica da escola.

Esta é uma história feita por diferentes sujeitos, altamente qualificados, cuja relação com a escola é marcada por fortes laços afetivos. Sujeitos que, imbuídos dos ideais de Paula Frassinetti, colocam o melhor de suas vidas no exercício da profissão, buscando a construção de um mundo com um rosto diferente. Um mundo cujos traços de amor, solidariedade, justiça e paz desenharão um tempo novo. Um tempo em que cada homem reconheça no outro um irmão.

O FOCO DE NOSSO TRABALHO É:

Educar para a Vivência da Fé cristã
Educar para a Construção do Reino de justiça e paz
Educar para a Liberdade e a Responsabilidade
Educar para a Participação Social livre e consciente
Educar para a Autonomia geradora do espírito crítico
Educar para a Criatividade democrática e social
Educar para a Inclusão e a Cidadania
Educar para formação de uma Consciência Planetária
Educar para responder aos Desafios da História,
Educar para preservar a memória, assumir o Tempo Presente e a construção do futuro.
Educar para a Sensibilidade Estética.
Educar para o Compromisso Ético.
Educar para a Alegria e a Felicidade.

© 2017 Gular Digital | SEMPRE INOVANDO

X