Ensino

Ensino-finalizado (1 de 1)

Atento aos desafios e demandas do mundo contemporâneo, o COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES oferece uma educação integral, voltada para a busca da qualidade e da excelência, ancorada em valores como a ética, a solidariedade e a justiça.

Em uma sociedade na qual as instâncias de aprendizagem se multiplicam e se diversificam, o CNSD assume a tarefa imprescindível de favorecer ao aluno a construção de competências e habilidades e instrumentos críticos que o ajudem a transitar na sociedade do conhecimento e a vivenciar em plenitude a sua cidadania.

O Aprender a Conhecer se alia ao Aprender a Fazer, ao Aprender a Viver com os Outros e ao Aprender a Ser, pilares fundamentais da educação destacados pela UNESCO e vivenciados no cotidiano escolar por meio de metodologias dinâmicas/ativas, através das quais são exercitadas a reflexão, o pensamento criativo, a capacidade de imaginação, a curiosidade pelo inusitado, o exercício do diálogo, o desenvolvimento da autonomia, o cultivo da espiritualidade e o compromisso com o mundo comum.

O trabalho pedagógico desenvolvido pelo CNSD, implementado na Educação Infantil, articula-se com o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Os currículos dos níveis e modalidades de ensino são centrados numa ação pedagógico-educativa, interdisciplinar e contextualizada, dentro das seguintes áreas: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.

Segmentos

Educação Infantil

Ensino-menores-6Segundo o Referencial Nacional Curricular e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, nº 9.394, de 20/12/96), a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Considerando que a condição para um desenvolvimento integral deve admitir um crescimento livre e natural e o respeito à criança, a Educação Infantil do CNSD oferece condições para que ela possa expandir-se de acordo com sua própria natureza, desenvolvendo sua identidade e autonomia.

Utiliza-se de jogos, brincadeiras, teatro, música, informática, recantos de vivências, excursões, visitas dirigidas, aulas passeio e histórias contadas, dramatizadas e recriadas em outras linguagens.

As atividades são propostas a partir de situações problematizadoras e Ensino-menores-10desafiantes que atendam e agucem a curiosidade infantil, possibilitando a cada educando compartilhar com os colegas suas dificuldades, ações e realizações. Assim, as descobertas vão sendo feitas, o conhecimento construído, a autonomia conquistada e, ao mesmo tempo, vão aprendendo a conviver em grupo.

Todos os projetos são desenvolvidos de acordo com as necessidades e as curiosidades demonstradas pelas crianças e, em todos eles, são solicitadas a colaboração e a participação ativa dos pais e dos familiares do educando. As artes e as ciências são entrelaçadas nos projetos, suscitando questões, sugerindo caminhos e oportunizando uma abordagem globalizada e transdisciplinar dos conhecimentos.

Ensino Fundamental - 1º ao 4º ano

Ensino-menores-7O Colégio Nossa Senhora das Dores é uma entidade de ensino confessional e, como tal, mantém como linha de trabalho uma educação voltada para o bem comum que visa à formação de educando como um todo.

Para alcançar esse fim, o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano desenvolve uma proposta educativa voltada para o aluno como construtor do próprio saber, ou seja, centrada em ações interativas que fomentem atitudes problematizadoras que constantemente o desafiam e o levam a se sentir estimulado a conhecer cada vez mais.

Neste segmento, os estudantes são envolvidos por um trabalho que os tornará seres autônomos e criativos, tendo em vista que aprendem a valorizar a troca de experiências, já que são instigados com atividades de permanente diálogo e reflexão. É esse movimento de troca de vivência, com o devido respeito à individualidade de cada aluno e às particularidades do grupo, que dá ao trabalho e, consequentemente, a todos que dele fazem parte, uma riqueza imensa: a de bons e profundos valores.

Enfim, para se ter uma boa formação intelectual e cultural, o que se busca fazer nas séries iniciais do Ensino Fundamental do CNSD é aliar à aprendizagem dos conteúdos dos educandos a um senso de valor ético que permeará toda a vida dos alunos, tornando-os verdadeiros cidadãos.

O currículo do Ensino Fundamental, com base nos Parâmetros Ensino-menores-9Curriculares Nacionais, se organiza em torno das áreas de Linguagem e Códigos, Sociedade e Cultura e Ciência e Tecnologia. Essas áreas articulam-se, oportunizando a consolidação e o aprofundamento de saberes, valorizando a aprendizagem procedimental, promovendo a autonomia na busca permanente de conhecimentos, a aproximação de múltiplos campos de interesse e atuação e a continuidade do processo de formação.

Ensino Fundamental II - 5º ao 9º ano

Ensino-menores-1O 2º segmento do Ensino Fundamental compreende as turmas do 6º ao 9º ano e funciona como elo entre as séries anteriores e posteriores da Educação Básica.

O CNSD, além do permanente e cuidadoso trabalho voltado para a produção acadêmica e o desenvolvimento social e espiritual dos alunos, se faz atento às mudanças vivenciadas por esses pré-adolescentes e adolescentes, ajudando-os no enfrentamento das questões que emergem nesse período. Oferece Ensino-menores-4experiências que oportunizam a esses alunos a descoberta de seus talentos, de seus interesses e a construção da autonomia, da liderança e do protagonismo.

As atividades são organizadas numa perspectiva de interdisciplinaridade, por meio de aulas expositivas, dinâmicas de grupo, uso de novas tecnologias, fóruns, seminários, projetos especiais, experiências em laboratórios, estudos de questões ambientais e outros recursos.

Na organização das turmas, o colégio leva em conta a escolaridade anterior dos alunos, valendo-se, inclusive, de procedimentos de classificação e reclassificação de alunos novos, como preceitua o regimento escolar.

Ensino Médio

Ensino-menores-5O Ensino Médio compreende três séries e corresponde à etapa final da Educação Básica. Propicia o aprofundamento e ampliação dos saberes e habilidades dos alunos, intensificando a preparação para o vestibular e a continuidade de seus estudos em outros espaços de educação. A excelência acadêmica buscada por esse segmento pode ser observada nos resultados alcançados pelos alunos e pela escola. Mas isso não dá conta da proposta do E.M. O processo de ensino aprendizagem desenvolvido procura ir além.

O CNSD, nesse segmento continua atento à formação integral dos jovens.Ensino-menores-8  Assume o compromisso educativo de favorecer que cada aluno se perceba em sua multidimensionalidade e cultive capacidades e talentos que possibilitem sua formação como pessoa competente, compassiva, capaz de assumir a responsabilidade pela própria vida, pela vida de outros e pelo mundo. Tal compromisso educativo se traduz em valores não só afirmados, mas vividos no cotidiano escolar.

O Ensino Médio, especialmente em sua etapa final, é um período de escolhas para os alunos, que precisam decidir por uma profissão, optando, muitas vezes, por cursos que os levam a viver em outros municípios, longe dos amigos e da família. A escola permanece alerta a esse fato e oferece suportes para os estudantes lidarem com as tensões, conflitos e as novas exigências que aí se estabelecem.

© 2017 Gular Digital | SEMPRE INOVANDO

X