Congregação em festa

NotíciasComentários desativados em Congregação em festa

EM TORNO DA MESA, REVIVENDO O SAGRADO BERÇO DE PAULA

 

Com muita alegria e carinho, o CNSD comemorou o dia da fundação da Congregação de Santa Dorotéia bem ao “jeitinho de Paula”.

Ciceroneados pela Irmã Iraíde, professores e funcionários conheceram um pouco mais da vida e da rotina de nossas irmãzinhas, fazendo um verdadeiro “tour” pela Casa das Irmãs. Aqui em Nova Friburgo, a comunidade doroteana evoca uma história de 123 anos, fazendo do passeio uma experiência única, cheia de memórias e descobertas.

Para as pessoas que há muito trabalham na escola e mesmo para aquelas que, além de funcionários, são ex-alunos, o momento foi de grande emoção, um verdadeiro baú de lembranças que se abria em cada corredor e sala onde o grupo entrava. Permitia a redescoberta de uma casa que, antes de ser lar, canteiro de vocações e lugar de trabalho das irmãs dorotéias foi, nos idos do século XVIII, uma estância hidrotermal. Terminamos nossa visita nesta casa, tão cheia de histórias e realizações, em volta da mesa, com as irmãs da comunidade do CNSD e da Faculdade, para uma deliciosa minestrone, como bem fez a madre fundadora com seu pequeno grupo de irmãzinhas no primeiro dia da Congregação, há 181 anos, na modesta “casita”.

Refazendo, ao nosso jeito, os passos de Paula, nesse dia também   inauguramos dois espaços importantes para o crescimento do “instituto” e para a maior Glória de Deus: o novo site do CNSD e a sala exclusiva para a Escola de Formação de Leigos. Uma sala sonhada para abrigar um projeto que nasceu para dar a conhecer, mais e mais, a identidade da Congregação, partilhando seu carisma e fortalecendo o protagonismo e o compromisso do leigo com a missão. Uma sala relicário, onde a   presença de Paula se faz também  através de vestígios materiais, pequenos mimos recolhidos em tempos e lugares diversos.

Aquela casa simples que abrigou a destemida Paula e suas amigas se fez semente desta obra de 181 anos, que hoje se ergue diante de nós na forma de múltiplos espaços físicos e virtuais, capazes de abrigar e congregar homens e mulheres de boa vontade que se aventuram nesta difícil, porém provocadora missão de educar evangelizando e de evangelizar educando.

Que nunca nos falte, nos momentos de desânimo e frio, o espírito de amor, coragem e partilha daquela quente e reconfortante refeição.

Clique aqui e confira as fotos.

Comments are closed.

© 2022 CNSD