125 ANOS criando e recriando numa cidade bicentenária

NotíciasComentários desativados em 125 ANOS criando e recriando numa cidade bicentenária

Colégio Nossa Senhora das Dores

125 ANOS criando e recriando numa cidade bicentenária

No dia 14 de junho de 1893, chegaram a Nova Friburgo seis Irmãs Dorotéias com a incumbência de criar um estabelecimento de ensino nesta cidade.  Nesse mesmo ano, o CNSD abria suas portas para atender a 7 alunas. Começava, então, uma história que, ao completar 125 anos, é motivo de orgulho e de alegria para todos os que dela participam.

Ao celebrar o seu bicentenário, Nova Friburgo realizou, no dia 16 de maio de 2018, um desfile histórico, marcando o aniversário da cidade. Nesse desfile, o CNSD foi desafiado a contar um pouco da história da Educação, da Arte, da Cultura e do Esporte no período de 1950 a 2000.

Crianças e jovens abriram o desfile, caracterizando o cenário de nossa cidade na década de 50 com bicicletas, rosas e uma representação da “Maria Fumaça”, marcas da vida dos friburguenses que tantas lembranças trouxeram. Essa ala foi abrilhantada pelo coral infantil do CNSD, cantando “O trenzinho Caipira” de Villa Lobos. Uma representação de famílias vestida à época e o trem como uma alegoria humana criaram uma atmosfera especial, encantando a todos que assistiam ao desfile.

Estandartes homenageando as Instituições que se destacaram no campo educacional, cultural e esportivo em nossa cidade, no período compreendido entre 1950 e 2000 trouxeram grandes lembranças e muita saudade.

Ex-alunas das décadas de 50 e 60, com uniformes da época, constituíram o pelotão das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio, de Nova Friburgo, da Congregação e do colégio. Seguida da bateria feminina do período, essas alas provocaram, no público presente, uma reação muito forte de respeito, de emoção e de carinho àquelas mulheres, que, com garra e superação, demonstraram todo o amor ao colégio onde estudaram.

No rastro dessa bateria, alunos, ex-alunos, professores, funcionários e familiares desfilaram, vestindo, orgulhosamente, a camisa do CNSD. Seguindo esse grupo, ex-alunos, professores e funcionários da FFSD, junto com Ir Celma, desfilaram com a bandeira da faculdade, fazendo ecoar, na avenida, aplausos de reconhecimento pelo trabalho competente da instituição que formou gerações de professores e de outros profissionais por mais de 50 anos.

Dando continuidade à história, uma ala alusiva ao golpe de 1964 representada por alunos do Ensino Médio, lembrou os desdobramentos do golpe em nossa região. Placas com os nomes dos perseguidos e dos silenciados de nossa cidade foram levantadas, entre elas, destacaram-se às referentes à Ir Sânia Cosmelli, ao Padre Gerson da Conceição e a D. Clemente Isnard.

Representando a década de 70, alunos do CNSD rememoraram, com muita arte e alegria, a comunidade Hippie de Lumiar, abrigo de uma das primeiras comunidades hippies do país. Essa experiência deu origem ao filme “Geração Bendita”.

Para rememorar a década de 80, o colégio recriou o Circo Azul que animou a cena cultural em Nova Friburgo com apresentações de grandes artistas.

Não faltaram os Caras Pintadas que marcaram os anos de 1990, relembrando o movimento estudantil do período, ocorrido em 1992.

Uma ala de crianças, representando o ano 2000, designada ala do futuro, levou para a avenida a proposta “Semeando o Amanhã”. As diversas escolinhas do CNSD, que estimulam os diferentes talentos presentes na escola, abrilhantaram a festa.

A banda de Tambores fechou o desfile com chave de ouro. Ex-alunos das décadas de 80 e 90 parabenizaram o Colégio Nossa Senhora das Dores pelos seus 125 anos de trabalho.

A história continua… As esperanças no amanhã são renovadas a cada dia…  E o Colégio Nossa Senhora das Dores adverte: O futuro depende do protagonismo consciente, da vida cidadã de cada um de nós. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Comments are closed.

© 2022 CNSD