SOE SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

SOE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
OE: Carmen Lucia Göbel Coelho
Remilda Fátima Canto Bom

PROJETO DE TRABALHO - SOE

1) JUSTIFICATIVA:

Levando-se em conta a necessidade de trabalhar o aluno de forma integral, faz-se necessária uma atuação ampla que priorize ações preventivas.
A aprendizagem é um processo que envolve uma multiplicidade de fatores que interferem tanto positivamente, quanto negativamente, na sua construção. São eles: cognitivos, físicos, psíquicos e sociais. Dessa forma, é importante desenvolver ações que envolvam todos esses aspectos, viabilizando a consecução do processo.
Além disso, vivemos num mundo, onde é preciso lidar com o mesmo sob outra ótica: da mudança de paradigma. Assim, entende-se que é necessário, não mais reproduzir o conhecimento, mas produzi-lo. Para isso, precisa-se aprender a pensar, aprender a interagir com o mundo. Neste processo, necessita-se construir recursos internos que facilitem uma maior interação com o outro, com a comunidade, com o mundo. É preciso construir uma nova consciência desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Daí a necessidade de uma atuação onde seja possível, não só desenvolver estes recursos, mas interferir e criar estratégias que dêem conta de situações emergenciais e pontuais.
É importante também, frisar que esta proposta coaduna com os objetivos gerais da escola, que, por sua vez são embasados nos objetivos da congregação, sob a luz das intenções pedagógicas de Santa Paula.

2) OBJETIVO GERAL:

Viabilizar a aprendizagem em seu sentido mais amplo, através de ações e procedimentos específicos.

3) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar mecanismos e procedimentos que viabilizem a integração do aluno, do professor e funcionários na vida e no projeto pedagógico da escola.
- Integrar, através de ações específicas, a comunidade educativa (família, alunos, professores, funcionários, equipe técnica, irmãs).
- Criar ações preventivas para facilitar o processo ensino-aprendizagem.
- Com base no objetivo geral, criar trabalhos sistemáticos através de projetos com os pais, alunos e professores.
- Acompanhar/encaminhar individualmente alunos, pais e professores que apresentem dificuldades (emocionais, cognitivas, etc).
- Estimular alunos, através de procedimentos específicos, que apresentem alto desempenho.
- Criar projetos que fomentem a formação integral do aluno: liderança, inter-relação, auto-conhecimento, sexualidade, disciplina, etc.
- Viabilizar a escolha profissional, através de ações e procedimentos específicos, enfocando o ensino médio para ações sistemáticas, e os outros segmentos de forma mais esporádica.
- Propiciar noções de mundo de trabalho e a inserção de profissionais solidários no mesmo.
- Trabalhar, de forma sistemática, com os professores e equipe as dificuldades surgidas na turma.
- Promover espaços de formação para a comunidade educativa.
- Acompanhar, orientar e supervisionar o trabalho das estagiárias.

4) PÚBLICO ALVO:

Alunos da Educação Infantil até a terceira série do Ensino Médio.

5) METODOLOGIA:

A metodologia utilizada consiste em procedimentos e técnicas específicas, incluindo dinâmicas de grupo, entrevistas ( individuais e em grupo ), testes, textos, etc...

Para todos os segmentos, de uma forma geral, a metodologia utilizada consiste em :

1- Avaliações com acompanhamento através de:

Observação direta
Observação de professores
Testagens
Entrevistas com pais, professores e funcionários
Abordagens com equipe técnica e diagnóstico subseqüente.

2- Através dos resultados obtidos nestas avaliações, serão construídas intervenções específicas e contextualizadas.


 

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