SOE – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

PROJETO DE HÁBITOS DE ESTUDO:

1) JUSTIFICATIVA:

Estudar tem como finalidade última, aprender. Porém, não parece ser essa a visão que o aluno tem em relação ao estudo. Em geral, ele atribui a isto uma série de dificuldades, entre elas, a inutilidade da tarefa, o cansaço, o esforço, etc. O que não entra em cena é a utilidade do mesmo. Se precisamos aprender para adquirir conhecimento, o caminho é trilhado através do estudo. As dificuldades são traduzidas como desmotivação, falta de interesse, entre outras coisas.
Verifica-se que o aluno não está acostumado a relacionar suas dificuldades acadêmicas com o ato de estudar, ou seja, não percebe que, desiste por não entender a tarefa, não saber como fazê-la.
Nesse sentido, é muito importante viabilizar a construção de hábitos de estudo que, de alguma forma, possam sistematizar o interesse pelas disciplinas, e aumentar o processo de construção do conhecimento, pela regularidade de manuseio do material utilizado. Se o aluno for acostumado a raciocinar sistematicamente, será mais fácil recorrer às estruturas cognitivas que estão sendo construídas. “Muitos alunos se queixam de problemas no aproveitamento, no entanto, talvez o problema esteja mais ligado à forma e condições em que ocorre o ato de estudar, e não ao tempo dedicado a esta atividade. A prender a estudar começa em sala de aula na interação com o professor.”(Serviço de Psicologia da Universidade de São Carlos).

2) OBJETIVO GERAL:

Viabilizar a construção de hábitos de estudo na rotina diária do aluno.

3) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar mecanismos e procedimentos que viabilizem a formação de hábitos de estudo.
- Orientar professores no processo de construção desses hábitos em sala de aula.
- Criar parcerias com a família para que a mesma facilite este processo.
- Permitir que o(a) aluno(a) conheçam aspectos metacognitivos.
- Viabilizar a noção de matriz de aprendizagem individual.

4) PÚBLICO ALVO:

Alunos do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio.

5) METODOLOGIA:

A metodologia utilizada consiste em procedimentos e técnicas específicas, incluindo dinâmicas de grupo, entrevistas ( individuais e em grupo ), testes, textos, etc...

Para todos os segmentos, de uma forma geral, a metodologia utilizada consiste em :
.1- Avaliações com acompanhamento através de :
• Observação de professores
• Testagens
• Trabalhos sistemáticos com os alunos.


 

Principal    :     Nossa Escola     :     Pedagógico     :     Calendário     :     Área Restrita     :     SOR     :     Contato
Copyright © 2009 - Informática CNSD